Olá, leitores Wicks!
Hoje viemos trazer para vocês informações sobre uma substância presente em nosso meio de salão de beleza que traz sérios danos à saúde quando utilizado indevidamente ou em grandes quantidades: o formol. Esse agente se encontra em formulações de produtos que prometem ajudar no crescimento e fortalecimento das unhas, e, no processo de alisamento dos cabelos.
No entanto, essa fórmula não é proibida pela ANVISA, mas foi determinado que poderia ser utilizado em pequenas concentrações nos produtos cosméticos devido aos possíveis danos ao organismo. O uso frequente de formol ou o contato ou a inalação de grandes quantidades dessa substância trazem risco à saúde pelo fato do formol ser capaz de provocar alterações genéticas e, assim, interferir em diversos processos do metabolismo celular normal, além de ser capaz de diminuir a função de alguns órgãos a médio e curto prazo.
Assim, o contato ou a inalação do formol podem estar relacionados com diversas complicações para a saúde, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de câncer.
Nos cabelos, o formol age como uma barreira de proteção, em uma espécie de lâmina, impedindo a entrada de qualquer agente externo. Ou seja, os cabelos permanecem lisos e “comportados”, mas sem receber nutrientes, hidratantes, umectantes e vitaminas, que são essenciais para a saúde dos fios. Além do câncer, o uso frequente do formol também pode causar reações alérgicas e doenças dermatológicas, como dermatite. Para evitar qualquer tipo de risco para a saúde é fundamental que as pessoas busquem outras alternativas para alisar o cabelo sem utilizar o formol. O alerta também serve para os cabeleireiros, pois quando realizam o procedimento inalam mais a fumaça do produto do que as clientes.
Mesma coisa com as unhas: o formol penetra a placa da unha e pode causar alguns efeitos colaterais como descolamento da unha, dor ou sensibilidade e sangramentos de intensidade variada, já que ele altera a estrutura das unhas. O uso crônico pode levar à formação de uma pele dura embaixo da unha que dificulta o seu corte, além claro, de ser uma substância de alto grau alergênico. Se você tem unhas fracas, usar base com formol não funciona. O uso de base com formol acaba apenas acentuando o problema de unhas fragilizadas porque isso acaba as desidratando, ou seja – ele rouba a pouca água restante dessa estrutura. Ficam duras? Sim! Mas muito quebradiças e descamando. Unha dura não quer dizer unha saudável. A unha precisa ter flexibilidade justamente para não quebrar.
Esperamos que fiquem ligados em relação à utilização do formol, e na dúvida, procurem sempre um profissional. Ele irá te indicar o melhor tratamento.
(31) 99637-8007 (Link: WhatsApp)
FONTES:
https://iop.com.br/noticias/os-perigos-de-alisar-frequentemente-o-cabelo-com-formol/