Olá, leitores Wicks. Hoje trouxemos um tema super importante quando se trata de cuidados essenciais e indispensáveis para os cabelos: o óleo capilar. Ele deve ser inserido na rotina de quem quer ter madeixas sedosas e bem cuidadas.
Muita gente pensa que quem possui cabelos oleosos não precisa utilizar óleos, mas é pelo contrário. Nosso couro cabeludo é inteligente, ou seja, quanto menos óleo damos para ele, mais óleo ele irá produzir.
Contando com princípios ativos para hidratar, nutrir e reparar a estrutura de cada fio, ele é um aliado para qualquer tipo de cabelo – até mesmo os oleosos -, mas é ainda mais urgente para quem quer iniciar um tratamento mais profundo para resolver o excesso de ressecamento. Confira abaixo alguns de seus benefícios para quem sofre com esse problema!
1 – Promove brilho e nutrição intensa nos cabelos
Uma das principais características dos cabelos secos é o aspecto opaco e sem vida. Isso acontece pelo seguinte motivo: como as glândulas sebáceas desse tipo de fio não produzem oleosidade suficiente para ir do couro cabeludo até às pontas, todo o comprimento dos cabelos acaba perdendo o brilho e o aspecto sedoso que fazem a diferença no look.
Por isso, o tratamento que mais merece destaque para quem sofre com esse problema é a nutrição: etapa do cronograma capilar que conta com a ajuda dos óleos para devolver a oleosidade e os lipídios que o cabelo precisa para ficar brilhoso, nutrido e, consequentemente, com aparência saudável.
2 – Controla o frizz
Outro benefício do óleo capilar é controlar o frizz – aqueles arrepiadinhos que destoam do restante do cabelo e acabam comprometendo o visual. Por contarem com propriedades nutritivas que repõem a massa da fibra capilar e regeneram a estrutura do fio proporcionando uma superfície mais alinhada, eles são perfeitos para quem quer amenizar esse problema – tanto no tratamento de nutrição, quanto de maneira rápida e prática na hora de finalizar as madeixas.
3 – Protege os fios do ressecamento do shampoo
Você já ouviu falar na técnica pré-poo? Perfeita para cabelos ressecados, ela consiste em aplicar algum produto antes da lavagem com shampoo para preservar a oleosidade natural das madeixas. Para fazer esse procedimento, além dos cremes de pentear e de tratamento, o óleo também pode ser um importante aliado: basta aplicar o produto em todo o comprimento e deixar agir por, aproximadamente, cinco minutos; depois, é só enxaguar bastante para começar a higienização com shampoo com os fios protegidos.
4 – Trata o cabelo de maneira profunda na umectação capilar
Outra importante vantagem que vem junto com os óleos capilares é a umectação capilar. Perfeita para quem quer um tratamento mais intensivo nas madeixas, essa técnica se aproveita de todos os benefícios do óleo para cuidar das pontas secas e prevenir a quebra, além de também controlar o frizz e garantir mais brilho. Para fazê-la, é simples: divida o cabelo em seções e aplique o produto da raiz às pontas enluvando bem cada mecha; depois, é só deixar agir por, no mínimo, duas horas antes de enxaguar abundantemente com a ajuda do condicionador ou shampoo.
5 – Turbina máscaras de tratamento
Quem tem cabelo ressecado precisa de cremes potentes para realmente amenizar o ressecamento e deixar as pontas com uma aparência tratada. Por isso, para não acabar perdendo tempo e garantir sucesso no tratamento, a dica para turbinar um produto de composição leve é acrescentar um pouco de óleo – em um recipiente separado, apenas na quantidade de máscara que será usada no dia – para hidratar e nutrir as madeixas de maneira mais eficaz.
As loiras que não abrem mão da escova, são quem mais precisam de utilizar os óleos capilares, pois ele irá evitar o ressecamento e a quebra do fio fragilizado. Para a aplicação, não tem segredo, basta aplicar uma quantidade razoável da raiz até as pontas.
Duas indicações que tem feito muito sucesso com as clientes e os profissionais do salão são o Luxe Oil e o Oil Reflection, de Wella Professional. Ambos podem ser utilizados e várias maneiras nos cabelos. Além disso, são de textura leve, que não deixam os fios pesados.
LUXE OIL: indicado como tratamento reconstrutor para todos os tipos de cabelo, sua fórmula combina três óleos: argan, jojoba e amêndoas. Tem como função reparar as fibras capilares de dentro para fora, conferindo mais hidratação e proteção da queratina. Além disso, ajuda a combater o frizz, deixar os fios mais macios e brilhosos.
OIL REFLECTIONS: composto por óleos de camélia, macadâmia, abacate, vitamina E e extrato de chá branco, garante cabelos três vezes mais macios e com luminosidade. Possui proteção térmica e versão light (com textura ainda mais leve para cabelos finos a normais). Também é adequado aos fios coloridos.
MANEIRAS DE APROVEITAR O USO DOS ÓLEOS:
– Como pré-shampoo: só aplicar antes da lavagem por todo o comprimento e deixar agir por cinco minutos. Ótimo para cabelos ressecados;
– Misturado ao condicionador ou máscara: é possível turbinar a composição desses produtos, acrescentando um pouquinho de óleo (em um recipiente separado), apenas na quantidade de máscara que será usada no momento;
– Como finalizador e produto de styling;
– Para realizar umectação capilar: ideal para quem quer um tratamento mais intenso nas madeixas. Para essa técnica, é só dividir o cabelo em mechas e aplicar o produto em cada parte. Deixe agir por, no mínimo, duas horas, e só então enxague abundantemente com a ajuda do condicionador ou shampoo.
Agende já uma avaliação com nossos profissionais, eles te auxiliarão na hora de escolher a melhor opção para seus fios:
(31) 99637-8007 (Link: WhatsApp)
FONTES:
https://harpersbazaar.uol.com.br/beleza/5-vantagens-de-usar-o-oleo-capilar/