Se você leitora, tem o costume lavar os cabelos e ir direto para a cama saiba que o ato prejudica e põe em risco a saúde dos fios, já que o contato deles com o travesseiro causa bastante atrito e faz com que fiquem mais quebradiços e ressecados, portanto é altamente aconselhável deitar-se apenas após os cabelos estiverem totalmente secos. Cabelos molhados perdem até 30% de elasticidade, que basicamente aumenta a capacidade de sofrer uma tração e se partir.
Proliferação de Fungos
Infecções fungicas no couro cabeludo, de quem costuma dormir com os fios molhados não é algo incomum, afinal, cria-se o ambiente perfeito para a proliferação dos fungos, os quais sentem-se favorecidos pelo ambiente úmido e ‘’quentinho’’ que o contato entre a cabeça e o travesseiro causa.
Quebra dos fios
Com o tempo, cabelos úmidos tendem a ficarem mais oleosos na raiz o que acaba provocando a quebra e enfraquecimento dos fios.
Descamação
A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa ao contrário do que muita gente pensa, não tem como causa a umidade, mas o fato do couro cabeludo estar molhado favorece o aparecimento de ‘’casquinhas’’ indesejáveis, que se não tratada pode gerar transtornos maiores, como a queda de cabelo.
Deixe o couro cabeludo respirar
Não há uma regra geral quanto ao tempo de secagem dos fios, isso varia de acordo com cada pessoa. Pode haver cabelos que sequem com 30 minutos e outros que levam até 8 horas, o ideal é que se lave no mínimo 2 horas antes de deitar, de forma geral, para evitar dormir com os fios molhados.
Ao sair do banho o ideal é ‘’apertar’’ os fios com a toalha, evitando esfregar para não causar atrito, ou se optar pela secagem com o secador ou difusor utilize um protetor térmico para não danificar o cabelo.