Que todos devemos cuidar da saúde dos fios não nos restam dúvidas, mas quando optamos por um estilo de vida diferente, especificamente dietas que excluem alimentos de origem animal, tais como: carnes, ovos, leite e derivados, a atenção deve ser redobrada. A deficiência dessas vitaminas, proteínas e aminoácidos nos cabelos, resultam em fios opacos e quebradiços.
Um balanceamento e equilíbrio de vitaminas do complexo B, exclusivamente da B12, ômega 3, ferro, magnésio, além do zinco são essenciais para um controle da saúde dos fios, independente se a pessoa é adepta ou não a dietas restritivas.
Como toda regra há uma exceção, em alguns casos nem sempre a restrição desses alimentos ocasiona na piora, mas talvez seja visível uma alteração na elasticidade natural das madeixas. Quando a perda de nutrientes é severa, apenas a alimentação pode salvar o aspecto saudável, não se restringindo apenas a mascaras e produtos finalizadores com a função de reconstruir. Uma alternativa para quem quer adotar esse lifestyle é a ingestão de capsulas de vitaminas e suplementos com tecnologia nanosferizada com um poder de absorção maior, mas atenção mulheres, durante a menstruação é requerido uma quantidade maior de ferro do organismo o que é necessário uma atenção redobrada em sua dieta neste período. Nozes, castanhas e mostarda são ótimas opções para incluírem na dieta com o objetivo de evitar danos a fibra capilar, por serem alimentos ricos em zinco e selênio nutrem mais profundamente, mas é sempre válido lembrar da importância da realização de exames sanguíneos a cada 6 meses para avaliar se há uma possível carência de nutrientes no organismo.