Olá leitores Wicks!
No blog de hoje, trouxemos informações importantes para vocês que têm interesse, ou seguem um cronograma capilar. Estamos falando da umectação capilar, que faz parte da etapa de nutrição. Ela é uma técnica que consiste em umedecer os fios com óleo bem distribuído entre as pontas.
Alguns cabelos também tendem a ser mais secos, como é o caso dos cabelos cacheados e crespos, em que o comprimento recebe menos óleo por conta da curvatura. A umectação capilar vem como solução para deixar esses fios com mais brilho e resistência. Esses óleos atuam formando um filme ao redor da fibra, ajudando com o aspecto homogêneo, que é percebido pela maciez, facilidade de pentear e brilho.
Como a umectação com produtos que incluem óleos, esse tipo de tratamento não é indicado para cabelos oleosos porque esse tipo de cabelo já tem oleosidade em excesso na raiz, mas caso necessário, eles podem ser usados no comprimento e pontas. Mas, fios ressecados, quimicamente tratados, danificados e até os normais, podem fazer a umectação com constância. Basta entender o quanto seu fio necessita do tratamento.
- QUAL ÓLEO ESCOLHER?
O primeiro passo é escolher o óleo ideal para seu tipo de cabelo, já que é ele que vai envelopar os fios. O hairstylist Bruno Lotufo, em entrevista para a Beleza na Web deixa algumas indicações:
Para loiras: “o SP System Professional Luxe Oil, de Wella Professionals, é um óleo maravilhoso para as loiras, principalmente, para aquelas que acabaram de fazer as mechas”;
Para cabelos finos: o Oil Reflections Reflective Light é um bom começo para quem tem medo dos óleos capilares pesarem os fios;
Para cabelos cacheados, crespos ou ressecados: já o Oil Reflections Reflective, também de Wella Professionals, é ideal para uma nutrição e conta ainda com proteção térmica contra o secador.
- COMO FAZER A UMECTAÇÃO?
Umectação capilar simples
O óleo pode ser usado no cabelo seco já que, quando ele está poroso, as suas cutículas já estão abertas. O óleo sela os fios e evita o ressecamento causado pelo shampoo, além disso, a umidade impede a absorção dos nutrientes.
Desse modo, uma das formas de fazer umectação capilar é:
Passo 1: aplicar o óleo antes do banho e deixar agir por cerca de 2 horas.
Passo 2: em seguida, lavar os fios e aplicar o produto novamente. “Após a lavagem, seque o seu cabelo na toalha, utilize mais 15 pumps de óleo e deixe o seu cabelo absorver. Logo depois você verá como ele ficará bem diferente, mais macio e nutrido.
Óleo para umectação capilar noturna
Por outro lado, também é possível tratar os fios enquanto dorme. A umectação noturna tem o mesmo objetivo da técnica anterior: é só aplicar o produto, proteger o cabelo com uma touca e deixar ele agir ao longo da noite.
Passo 1: Uso da mesma quantidade de produto, em torno de 15 pumps.
Passo 2: Você vai usá-lo à noite e de manhã vai lavar com o seu shampoo. É bom lembrar também que não há problema caso você não consiga lavar os fios na manhã seguinte, já que os óleos são finalizadores sem enxágue.
Para melhores resultados é de grande importância que você visite seu profissional para avaliação do seu tipo específico de fio. Ele irá te orientar da melhor maneira com um atendimento personalizado. Além disso, temos diversos óleos e produtos para tratamentos capilares em nosso espaço que irão te atender perfeitamente.
Agende já seu horário em nosso Whatsapp e garanta mais saúde aos seus fios!
(31) 99637-8007 (Link: WhatsApp)
Esperamos que tenham gostado, até a próxima!
FONTES:
https://www.belezanaweb.com.br/loucas-por-beleza/2-formas-de-fazer-umectacao-capilar/